sábado, 11 de setembro de 2010

Os compositores - RICARDO TACUCHIAN

Ricardo Tacuchian é compositor e regente, nascido no Rio de Janeiro em 1939. Membro da Academia Brasileira de Música.
Por ocasião da estreia americana de sua obra Transparências, em 1996, no Carnegie Hall (New York), o The New York Times assim se manifestou: "Transparências de Ricardo Tacuchian cria cativantes cores e texturas contrastantes para piano e vibrafone."
Da mesma forma, a estréia americana do seu Quarteto de Cordas nº 2 - "Brasília" mereceu o seguinte comentário do Los Angeles Times: "O segundo quarteto de Ricardo Tacuchian, um brasileiro de descendência armênia, faz uso de uma variedade de técnicas, iniciando com uma seção de intenso e hipnótico tremolo, seguindo impulsivamente através de uma variedade de texturas e sonoridades..."
Em 2000, Tacuchian lançou o CD Estruturas (sua obra de câmara dos anos 70), em selo Rio Arte Digital, e teve mais 60 apresentações ao vivo de sua obra, sendo 20% deste total no exterior. Dentre estas apresentações se destacam duas primeiras audições mundiais: Toccata Urbana, para quarteto de madeiras, piano e quinteto de cordas (North/South Consonance Ensemble, New York) e o Quarteto de Cordas nº 3 (no Teatro Filodrammatici de Milão).
Toccata Urbana, um ano depois de sua estreia mundial, foi apresentada pela primeira vez no Brasil, em 2001, sob a regência do autor, por ocasião da XIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Em 2001, participou do Music of the Americas Festival, em Miami, onde apresentou seu noneto Rio/LA. A propósito dessa apresentação, assim se manifestou o Sun-Sentinel, de Miami: "Rio/LA" do compositor brasileiro Ricardo Tacuchian comunicou a energia crua e os ritmos de força propulsiva das duas cidades".
Tacuchian é professor de composição e regente da Orquestra de Câmara da UNIRIO e membro do Conselho Curador e de Programação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde coordena a temporada da série de Música Brasileira do Século Passado.
Estudou composição com José Siqueira, Francisco Mignone, Claudio Santoro e, mais tarde, nos Estados Unidos, com Stephen Hartke. Trabalhou em Regência com Hilmar Schatz (Alemanha) e Hans Swarowsky (Áustria) em cursos realizados no Rio de Janeiro e frequentou classes de Regência Coral e de Regência Instrumental na University of Southern California. Nesta Universidade conquistou o título de Doutor em Música.
Nos anos 70, foi um dos fundadores e o primeiro regente do grupo camerístico Ars Contemporanea, especializado em música do Século XX e para o qual escreveu várias de suas obras daquele período. Nesta mesma época dirigiu, também, o grupo vocal-instrumental Síntese, dedicado à música medieval e renascentista. Em 1985 dirigiu o maior grupo instrumental de toda a história da música brasileira: uma banda com dois mil músicos, num programa de música tradicional e popular brasileira, na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro. Regeu orquestras como a Orquestra de Câmara da Rádio MEC, Orquestra de Câmara do Brasil, Orquestras Sinfônica e de Câmara da Escola de Música da UFRJ, Orquestra da Universidade de São Paulo, Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia, Orquestra da UNIRIO, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica de Santa Maria, Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Sinfônica de Goiânia, USC Community Orchestra (Los Angeles) e a SUNYA University
Community Orchestra (Albany, NY), além de coros como o Coro do Teatro Municipal do RJ e a Associação de Canto Coral.



Nenhum comentário:

Postar um comentário